Voltar para: Noticias

Agronegócio

Em reunião, IRGA apresenta resultados

28/06/2018 Fonte:Texto: Rafael Viana - RD / Foto: IRGA/Zona Sul

Em reunião realizada na Sede Central do Sindicato Rural de Arroio Grande na última terça-feira (26), o Instituto Rio-grandense do Arroz (IRGA) apresentou os resultados da Safra.

Os dados apresentados dizem respeito ao 11º Nate que corresponde os municípios de Herval, Pedras Altas e Arroio Grande.  Como resultado final de produtividade do arroz nesta safra, Arroio Grande com 41766 hectares semeados, registrou uma redução de 6% em relação à safra passada finalizando com média geral de 151 sacos por hectare. Pedras Altas com 1530 hectares semeados, contabilizou uma redução de 37% da área em relação à safra anterior, fechando com média de 129,7 saco por hectare; e Herval manteve a mesma área com uma produtividade de 124,4 sacos por hectare.

A redução de produtividade geral dos municípios fechou em 8,5% abaixo do ano passado. De acordo com o IRGA essa redução é influenciada por diversos fatores, "esse ano tivemos um volume significativo de chuva em outubro que atrasou o plantio (cerca de 30% da área semeada na época preferencial) e já em novembro apenas 22mm de chuva onde muitos produtores tiveram inclusive que banhar lavoura para nascer." Destacou Ednei Botelho - Técnico do IRGA.

Com relação as variedades tivemos 70% da lavoura do município semeada com a variedade Guri Inta CL. Na estratificação de resultados, 62% da área reduziu produtividade, 11% manteve e 27% aumentou produtividade, comparada a safra passada.

Soja

Em soja registrou-se um aumento de área semeada, totalizando 9357 hectares em Arroio Grande, 540 hectares em Pedras Altas e 205 hectares em Herval. Em Arroio Grande a média em 39 produtores de soja em rotação com arroz, fechando uma média de 38,8 sacos por hectare.

Na oportunidade apresentou-se os serviços executados pelo IRGA durante a safra totalizando um número: 1074 visitas de assistência técnica e extensão, bem como a divulgação de próximos eventos e atividades a serem desenvolvidas pelo instituto em Arroio Grande.

Galeria da Notícia