26ª Fenadoce recebeu mais de 239 mil visitantes e define datas para 2019

18/06/2018 Fonte:Assessoria de Imprensa / CDL Pelotas

Ao fim de 19 dias a 26ª Fenadoce, encerrou no domingo (17) e terminou com o sentimento de "dever cumprido". Essa é avaliação da comissão organizadora da 26ª Fenadoce, que é considerada bem sucedida frente a todas as etapas do processo de se realizar um evento como esse. Mais de 239 mil pessoas prestigiaram a feira, que contabilizou um volume de 1,4 milhão doces vendidos. A Fenadoce 2018 recebeu ainda excursões de todo o país e até mesmo de países vizinhos, como Uruguai e Argentina, totalizando 508 ônibus. Além disso, a feira mais uma vez promoveu a visita de crianças de escolas da rede pública da região, recebendo mais de 44 mil. Em 2019 27ª Fenadoce já tem data marcada: de 05 a 23 de junho.


De acordo com o conselho-gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), entidade organizadora da feira, inúmeras circunstâncias envolveram a realização da feira, porém, dentro do contexto apresentado, a união de esforços novamente permitiu uma feira que reuniu um grande público e ofereceu atrações variadas na gastronomia, arte e cultura. Para a presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Luciana da Silva, o início da feira enfrentou problemas devido à greve dos caminhoneiros em todo país, mas em seguida se recuperou. "A feira já é consolidada e teve a mesma marca de todos os anos, nada foi perdido mesmo com as dificuldades", destacou ela. 


A conselheira-gestora da CDL, Vanisse Krause, salientou que a feira aconteceu graças a união de todos que organizam, dos expositores e, principalmente, do público que prestigia. "A economia não pode parar e essa é uma feira que se investe para que aconteça, por isso seguimos em frente e conseguimos, ao final dos 19 dias, demonstrar mais uma vez a força da Fenadoce para toda a região através do turismo, da gastronomia e da cultura", ressaltou ela. Ela ainda agradeceu especialmente aos expositores, que se dedicaram para chegar a tempo e colaborar com a feira. "Tivemos uma situação difícil do acesso pelas estradas na semana de início da feira, mas os expositores acreditam muito na Fenadoce e são comprometidos, é graças a eles que comemoramos o sucesso a cada ano", reconheceu Vanisse.


Festival de Gastronomia


Promovido neste ano em parceria com o curso de Gastronomia do Senac Pelotas e com a Secretaria de Cultura de Pelotas , o Festival de Gastronomia promoveu atividades voltadas especialmente aos doces pelotenses. Ao longo da programação da feira foram oferecidas oficinas gratuitas aos visitantes, onde tiveram a oportunidade de aprender diversas receitas de doces com os chefs do Senac: quindim, papo de anjo, ovos moles, mousse de chocolate, entre outros. Ao todo foram realizadas 25 oficinas. 


Para a professora do Senac Pelotas, Raquel Marasca, o festival é uma ferramenta para divulgar ainda mais a culinária local. "Foram oficinas de muito aprendizado e interação de pessoas que tinham como único intuito o prazer de comer algo bem feito", explica ela, destacando que a avaliação foi considerada ótima pelos organizadores.


Fenadoce Cultural


Novamente a arte e a cultura foram o destaque da programação da Fenadoce. Nesta 26ª edição foram 744  apresentações com a participação total de  8789 artistas. O espaço Arte do Doce, com projeto cenográfico, pinturas e esculturas criados pelo artista plástico Madu Lopes, consolidou-se a partir do encanto de cada visitante que chega à feira. A Fenadoce Cultural é também uma oportunidade para os artistas locais, já que são eles que ocupam os palcos da feira.


Entre o tradicionalismo, na Estância Princesa do Sul, e as diversas apresentações de música e dança nos demais palcos, a produtora cultural da feira, Adriane Silveira, considera que a 26ª Edição é um marco na história da Fenadoce por registrar o reconhecimento do Conjunto Histórico de Pelotas e a Tradição Doceira de Pelotas e antiga Pelotas como Patrimônio Cultural Brasileiro. Segundo ela, a Feira é reconhecida como vitrine cultural que possibilita visibilidade para tradição doceira, sendo grande promotora da arte local, totalizando, nos seus 4 palcos e no Espaço Arte do Doce, 744 apresentações artísticas, possuindo 8789 artistas nos seus palcos.


A Fenadoce Cultural promove, em 2018, através do financiamento Pró-cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do RS, com patrocínio dos Biscoitos Zezé e Farmácias São João, 744 apresentações artísticas e culturais, com aproximadamente 9 mil artistas nos 4 palcos e no Espaço Arte do Doce, grande atração de 2017, que ganha ainda mais força para representar as etnias e a tradição doceira de Pelotas e Região. A Fenadoce Cultural é uma realização da CDL Pelotas, com a produção da Ânima - Arte, Cultura e Educação.


Feira da Agricultura Familiar


O espaço da Feira da Agricultura Familiar se destacou na Fenadoce. Os visitantes puderam conferir produtos artesanais de várias localidades do Estado. Neste ano, o volume de vendas, segundo o Assistente Técnico Regional da Emater, Renato Cougo, deve fechar em torno de R$ 750.000,00. O número representa um avanço, já que em 2017 fechou em R$ 598.000,00. O destaque, segundo ele, foi para o setor de embutidos e laticínios. 


A Feira da Agricultura Familiar é viabilizada pelo Governo do Estado do RS através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com apoio da EMATER/RS, Embrapa Clima Temperado, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (FETAG) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF). Todos os empreendimentos fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).


Seu Ingresso Vale Mais


Embora a 26ª Fenadoce encerre neste domingo, os benefícios da campanha "Doce Vantagem Seu Ingresso Vale Mais" continuam no comércio pelotense. A partir do ingresso de entrada para a feira os visitantes podem aproveitar promoções nas lojas cadastradas na promoção. A lista está disponível no site https://www.fenadoce.com.br/seuingressovalemais, onde é possível conhecer as lojas e também as promoções que cada uma oferece. Cada ingresso dá direito a um único benefício, não sendo eles cumulativos. As vantagens se estendem até o dia 08 de julho. 

Galeria da Notícia