Voltar para: Noticias

Agronegócio

Dia do Apicultor é marcado por atividades na região sul do estado

23/05/2018 Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas / Estagiária Victória Salomão

Na terça-feira (22/05), foi celebrado em todo o país mais um Dia do Apicultor. Para os apicultores da agricultura familiar da região sul do estado, a data simbólica foi não só de comemoração, mas também de atividades de capacitação e desenvolvimento de seu trabalho: mais de 100 produtores compareceram ao Sindicato Rural de Jaguarão para o I Concurso Municipal de Qualidade do Mel e o III Concurso Regional de Qualidade do Mel, com organização da Emater/RS-Ascar e apoio da Prefeitura de Jaguarão, Sindicato Rural e patrocínio do Apiário Figueira de Jaguarão e da Diarroz Comercial Agrícola.

Ambas as etapas contaram com duas categorias, sendo elas a de mel claro e a de mel escuro. A etapa municipal aconteceu pela manhã e contou com 21 amostras inscritas, de 20 produtores. De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Jaguarão, Carlos Lopez Feijó, a iniciativa de organizar o I Concurso Regional do Mel no município partiu dos próprios produtores, que compareceram aos dois concursos regionais realizados respectivamente em Pedro Osório e Pinheiro Machado. "O pontapé inicial, que motivou os apicultores de Jaguarão a empreender seus esforços no trabalho de reorganização das atividades e planejamento desse concurso, foi sem a participação no I concurso Regional de Qualidade do Mel em Pedro Osório, em 2016. Na ocasião, eles ganharam os dois segundos lugares disputados na época e se animaram com isso. O que a gente espera agora é que essa atividade qualifique ainda mais o produto local", destacou Feijó.

O III Concurso Regional de Qualidade do Mel aconteceu no período da tarde, com 57 amostras de mel claro e escuro inscritas, de produtores de 16 municípios da região. Além dos concursos, a programação contou também com palestras sobre qualidade do mel, a cargo da extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Lecy Pacheco e da técnica agropecuária Jaqueline Fraga, sobre Alimentação do Apiário com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Pinheiro Machado Rafael Lopes e apresentação de resultados da análise de méis da região realizada pela Embrapa Clima Temperado, com o pesquisador Luis Fernando Wolff.

Os produtores inscritos na etapa regional, foram os vencedores das etapas municipais realizadas em Piratini, Pelotas, Pinheiro Machado, Canguçu, Pedro Osório, Arroio do Padre, Herval, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Chuí, Santa Vitória do Palmar, Morro Redondo, Santana da Boa Vista, Capão do Leão e Turuçu, ao longo dos meses de abril e maio. O objetivo principal dessa iniciativa de envolver os apicultores em concursos avaliativos de seus produtos é, de acordo com a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Mara Helena Saalfeld, melhorar a qualidade do mel vendido na região, impulsionando a inserção do produtor familiar no mercado, uma vez que a banca avaliadora utiliza critérios de aparência, cheiro e sabor, colocando-se no papel de consumidor.

"Não é simplesmente escolher o melhor mel, mas sim estimular os produtores a melhorarem o seu manejo e a apresentação de seu produto. E nós observamos, desde o primeiro concurso regional em Pedro Osório, uma melhora significativa dos méis apresentados. Então é isso que é importante, que o produtor se qualifique e eles próprios têm buscado isso. Eles estão com mel de qualidade e entusiasmado a levar daqui conhecimento e melhorar ainda mais o produto", enfatizou Mara.

 

Confira os vencedores I Concurso Municipal de Qualidade do Mel de Jaguarão

Categoria Mel Claro

1º Lugar- Joel Tuche

2º Lugar- Rodrigo Garcia

Categoria Mel Escuro

1º Lugar- Joel Tuche

2º Lugar- Angélica Martins

Confira os vencedores do III Concurso Municipal de Qualidade do Mel

Categoria Mel Claro

1º Lugar- Cleusa Maciel (Morro Redondo)

2º Lugar- Jorge Moraes (Piratini)

Categoria Mel Escuro

1º Lugar- Marga Pinho (Pinheiro Machado)

2º Lugar- Marino Diel (Herval) e Selmar Hellwig (Arroio do Padre)  

Galeria da Notícia