Carnaval 2018: Samba no Pé conquista o seu 13º Campeonato

14/02/2018 Fonte:Texto: Lizandro Araújo - RD / Fotos: Rádio Difusora

O carnaval de Arroio Grande chegou ao fim na madrugada desta quarta-feira de cinzas (14), após quatro dias de muito agito, festa e alegria.

A programação, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, teve início na sexta-feira (09), quando ocorreu o ensaio técnico das escolas de samba na passarela do samba - a tradicional e histórica rua Dr. Monteiro.

Mas a Folia teve início oficialmente às 22h do sábado (10), momento em que o prefeito em exercício Dr. Ivan Lopez Guevara, fez a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo Tuíca e a Corte 2018, formada pela Rainha Ingridi Guimarães, Princesas Rita de Cássia e Vitória, e a Rainha da Melhor Idade Liamara Bonneau Araújo. Quem fez a abertura dos desfiles no sábado, foi a E. S. Mirim Amigos do Pipoquinha com o Enredo ?Os Contos da Vovó Benta no Sítio do Pica-Pau Amarelo?, seguida do Trio Táz Elétrico.

No domingo (11), após uma tarde chuvosa, o sol não resistiu ao brilhantismo e entusiasmo do Duque e da Duquesinha do Clube Caixeiral, Filipe e Beatriz, e resolveu aparecer para iluminar o 1º dia de baile infantil no clube, que estava com seus salões lotados pelos pequeninos foliões, além da volta dos antigos confetes e serpentinas, que substituíram as "horríveis" espuminhas. Na noite, com um atraso na programação de mais de três horas, teve início a abertura do concurso oficial das escolas de samba - categoria adulta - começando pela E. S. Acadêmicos do Grande Arroio - que apresentou o Enredo "Hoje à Noite é Nossa!". Na madrugada, entrou na passarela do samba a E. S. Unidos do São Gabriel com o Enredo "Ainda que Meu copo esvazie, ainda que Meu corpo desmaie: Arriba São Gabriel... E segue o Baile!". Com o dia clareando, entrou na passarela do samba a E. S. Samba no Pé com o Enredo "Qual o valor do meu amor? Se tiver, eu desconheço! Se der cara ou coroa, minha onça sempre soma uma paixão que não tem preço!"

Os jurados responsáveis pela avaliação das escolas de samba foram contratados na Cidade de Porto Alegre, e esse ano permaneceram fixos em cabines dispostas ao longo da passarela do samba.

Os desfiles da segunda-feira (12) transcorreram dentro da normalidade, conforme estava previsto na programação oficial.

A Tarde da Terça-Feira (13), foi o momento de ansiedade e nervosismo de todos os componentes das três escolas de samba concorrentes, quando ocorreu a divulgação das notas dos desfiles, que consagrou pelo 5º ano consecutivo a E. S. Samba no Pé (totalizando 179,9 pontos) - conquistando seu 13º título. Em segundo lugar ficou a E. S. Unidos do São Gabriel, com 179,3 pontos. E em terceiro lugar ficou a E. S. Acadêmicos do Grande Arroio, com 178,8 pontos.

A premiação ocorreu na noite de terça-feira.

Galeria da Notícia