38 Anos da Rádio Difusora

09/02/2018 Fonte: Lizandro Araújo - RD

Sábado, 09 de fevereiro de 1980.

 Arroio Grande não seria mais o mesmo a partir dessa data. Integrava-se o campo e a cidade, o município à região, e trazia as notícias do país e do mundo com muito mais acessibilidade do que a TV, que na época não era acessível à toda a população. Entrava no ar, em caráter oficial, a Rádio Difusora Fronteira Ldta, operando na frequência AM 1580 - um sonho, do visionário João Carlos Saraiva - um homem pequeno na estatura, mas gigante na determinação, na coragem, na audácia e na firmeza de seus princípios, um homem que deixou entre outros legados, a certeza de que sonhos existem para serem realizados, desde que, com persistência, foco e coragem para lutar por aquilo que se quer!

O homem que gostava de observar as estrelas, de conviver com pessoas inteligentes, em 1969 buscou cercar-se das pessoas mais visionárias de sua época, e projetou o seu sonho. Foram 10 longos anos de expectativa, persistência, estudos, reuniões, troca de correspondências com outros emissoras de rádio do estado e do país, até conseguir todos os meios legais para pôr no ar a Rádio Difusora.

Desde sua estreia, a Difusora sempre primou pela credibilidade das informações, tornando-se uma prestadora de serviços à comunidade, mantendo as famílias do campo e da cidade conectadas à informação ? daí a expressão "Emissora do Povo".

Com vozes inconfundíveis dos muitos locutores que pela emissora passaram - Arroio Grande e Região tornaram-se uma só notícia, uma só comunidade... vibrando juntos com as conquistas políticas, com as emoções do esporte, com a alegria do carnaval... emocionando-se com momentos tristes e perdas irreparáveis... apaixonando-se a cada nova música, a cada novo rit, que foi trilha sonora de muitos momentos vividos ao longo das quase quatro décadas de história e cumplicidade com a nossa comunidade.

Hoje, sexta-feira - 09 de fevereiro de 2018 - 38 anos estão sendo completados, e uma nova história começa a ser escrita no livro de nossa existência: estamos operando, a partir de hoje, em caráter oficial e definitivo, na frequência FM 106.3 - como diz o slogan "O som é novo, mas o nosso coração e o nosso comprometimento com a informação continuam os mesmos."

A história mais uma vez se repete, a força e determinação de João Carlos Saraiva (que hoje, lá do céu, nos observa e inspira), foram os pilares que sustentaram o sonho de sua família em ver a Difusora com muito mais qualidade de som e preparada para os novos tempos tecnológicos. Assim, em 23 de dezembro de 2017, após longo período de busca por recursos e meios para tornar possível esse empreendimento, a emissora entrou em caráter experimental com o sinal FM 106.3. O alcance permaneceu o mesmo, abrangendo todo o interior do município e chegando aos municípios vizinhos. O que mudou foi a qualidade, muito mais digital, muito melhor! Já no primeiro dia no ar, a comunidade sentiu a diferença e o sucesso foi imediato.

Após ajustes e testes, a partir de hoje então, a Emissora do Povo se renova. Uma nova onda está no ar, mas nosso comprometimento com os ouvintes, apoiadores e patrocinadores permanecem inalteráveis, pois se chegamos até aqui foi graças à audiência e confiabilidade em nosso trabalho.

Estamos de aniversário, mas quem ganha o presente é a comunidade de Arroio Grande.

Parabéns a todos nós!

Que seja este um novo tempo para a radiocomunicação da "Terra de Mauá".

Galeria da Notícia