Voltar para: Noticias

Agronegócio

Dia de Campo Regional da Zona Sul reúne 350 participantes

01/02/2018 Fonte:Irga/RS

Na terça-feira (30) ocorreu o Dia de Campo Regional da Zona Sul na Estação Regional de Pesquisa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Santa Vitória do Palmar. Foram mais de 350 participantes, que puderam acompanhar parte dos trabalhos desenvolvidos na pesquisa de arroz e soja.

Na primeira estação, o extencionista do Irga Zona Sul Edinei Botelho e o pesquisador Darcy Urhy apresentaram o tema "Bioclimático de Soja Irrigado e Não Irrigado", focando na importância da rotação de culturas. Os melhoristas Oneides Avozani e Gabriela Magalhães apresentaram o portfólio de cultivares de arroz do Irga e os futuros lançamentos na segunda estação.

Na terceira estação, o fracionamento de nitrogênio foi o tema apresentado pelo extencionista do Irga Zona Sul Tiago Sievert e pelo engenheiro agrônomo responsável pela estação, Roberto Carlos Wolter. A quarta estação foi dividida pelo extencionista Igor Kohls e pelo consultor do Irga Carlos Mariot, com a apresentação do tradicional "Bioclimatico de Arroz", neste ano duplicado e abordando o controle de doenças na cultura.

Já a quinta e última estação ficou a cargo do coordenador do Irga Zona Sul, André Matos, e do pesquisador da Embrapa André Andres, que apresentaram um protocolo de tolerância da nova cultivar IRGA 431 aos herbicidas do sistema clearfield, além de abordar a temática resistência de plantas daninhas.

"Considero o Dia de Campo da Zona Sul um sucesso. Este ano mudamos o formato do evento buscando maior objetividade e voltamos a realizá-lo na Estação Regional de Santa Vitória do Palmar, aonde o Roberto Carlos Wolter e sua equipe conduziram ensaios de altíssima qualidade e estão de parabéns", acrescenta o coordenador regional da Zona Sul, André Matos.

Galeria da Notícia