Voltar para: Noticias

Agronegócio

Emater/RS-Ascar faz cerca de mil novos projetos de microaçudes no RS: Arroio Grande está contemplado

31/01/2018 Fonte:Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

No final da manhã desta segunda-feira (29/01), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, foi assinado um convênio, entre o governador José Ivo Sartori e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, para a construção de 979 microaçudes em 99 municípios do Rio Grande do Sul.

De acordo com o gerente técnico adjunto da Emater/RS-Ascar, Rogério Mazzardo, a Instituição é responsável pela elaboração de 967 desses projetos, "que serão executados com recursos de R$ 5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, repassados ao Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da SDR".

Outros dois importantes projetos para o desenvolvimento do Estado, em benefício de milhares de gaúchos, foram lançados na mesma ocasião. Um deles foi outra assinatura de convênio para execução de redes de água e redes pluviais, que levarão água encanada a mais de mil famílias nas zonas rurais, e redes pluviais a 17 municípios. As demais ações foram a entrega da Lei de Transferência de Trechos de Rodovias e a Doação de Imóveis para 34 municípios. 

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Emater/RS em exercício, Lino Moura; os secretários estaduais da Fazenda, Giovani Feltes; da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Rafaelle Di Cameli; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; dos Transportes, Pedro Westphalen; de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira; além do procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel; lideranças federais, estaduais, municipais e um grupo de funcionários da Emater/RS-Ascar. 

Conheça os 99 municípios contemplados:

Corede Missões (25) 

Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Garruchos, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Caibaté, Cerro Largo, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Rolador, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

Corede Central (19)

Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, São João do Polêsine, Júlio de Castilhos, Silveira Martins, Dilermando de Aguiar, Itaara, Jari, São Martinho da Serra, Quevedos, Santa Maria, São Pedro do Sul, Toropi, Tupanciretã.

Corede Fronteira Noroeste (14)

Alegria, Boa Vista do Buricá, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, São José do Inhacorá, Três de Maio, Tucunduva, Alecrim, Campina das Missões, Cândido Godói, Porto Mauá, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, Senador Salgado Filho, Tuparendi. 

Corede Sul (8)

Arroio Grande, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Pedras Altas.

Corede Jacuí Centro (7)

Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Restinga Seca, São Sepé, Vila Nova do Sul.

Corede Paranhana Encosta da Serra (7)

Estância Velha, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena, Riozinho, Santa Maria do Herval, Taquara.

Corede Nordeste (2)

Lagoa Vermelha, Machadinho.

Corede Norte (2)

Aratiba, Mariano Moro.

Corede Vale do Caí (2)

São José do Hortêncio, Harmonia.

Corede Produção (1)

Casca.

Corede Alto da Serra do Botucaraí (1)

Soledade.

Corede Serra (1)

Serafina Corrêa.

Corede Metrolpolitano Delta do Jacuí (1)

Santo Antônio da Patrulha.

Corede Vale do Rio Pardo (1)

Candelária.

Corede Fronteira Oeste (1) 

Alegrete.

Corede Campanha (1)

Candiota.

Galeria da Notícia