Voltar para: Noticias

Agronegócio

Balanço do Setor Produtivo

27/12/2017 Fonte:Texto: Rafael Viana - RD / Fotos: Richer Cunha - RD

Grandes foram as atividades envolvendo o setor produtivo em Arroio Grande, eventos técnicos, mobilizações e a reestruturação da Associação dos Arrozeiros marcaram o 2017 no agronegócio arroio-grandense.

Para dimensionar o quanto o agronegócio é importante na região, de acordo com informações do Coordenador Regional do IRGA André Mattos 92% das movimentações registradas no Porto de Rio Grande estão atreladas ao agronegócio.

Uma das premissas do trabalho desenvolvido pela entidade durante esse ano, foi estar ao lado do produtor prestando a assistência técnica necessária para o setor, tarefa que de acordo com o Técnico Ednei Vieira foi concretizada de forma satisfatória. O fortalecimento das políticas que envolvem o agronegócio é um ponto de extrema importância, já que a colheita apresentou um volume desejável, no entanto uma depreciação significativa no que diz respeito a preços.

O balanço da Associação dos Arrozeiros feito pelo Presidente Élton Machado se configura a situação enfrentada de preços baixos, onde por conta disso deixou de circular em torno de R$ 125 milhões no município de Arroio Grande.

A falta de rentabilidade por parte do produtor gera impactos impressionantes na economia do município, por isso o trabalho da Associação está firmado em representar os produtores como forma de lutar por melhores condições de mercado.

Já o produtor e Conselheiro do IRGA Henrique Medeiros avalia o momento como atípico e alimenta a expectativa de melhora para o setor, sustentando que a união da classe produtora junto à comunidade é de extrema importância para buscar melhores condições. 

Galeria da Notícia