Voltar para: Noticias

Agronegócio

Cenário climático preocupa o setor produtivo

07/12/2017 Fonte:Texto e Foto: Rafael Viana - RD

A vocação agrícola é responsável por gerar boa parte da riqueza produzida no município de Arroio Grande. Buscando atualizar os dados da atual situação do setor, os técnicos do IRGA Edinei Botelho e Ronier Oliveira estiveram presentes nos estúdios da Rádio Difusora traçando um panorama e atualizando os dados das lavouras no município.

Uma das preocupações manifestadas pelos produtores diz respeito a situação climática onde em um contato com meteorologista do IRGA Jossana Cera destacou que o momento de poucas precipitações é um reflexo dos efeitos do fenômeno La Niña, ocasionando de forma brusca a queda nos volumes pluviométricos, chovendo em Arroio Grande no mês de novembro apenas 22ml.

Fazendo uma projeção em curto prazo Jossana afirma que as perspectivas não são de grandes volumes, ficando o cenário de uma chuva mais expressiva para a segunda quinzena de dezembro.

De maneira geral a situação ainda é complicada já que os produtores aguardam por chuvas mais expressivas. Em relação as temperaturas, Jossana prevê temperaturas abaixo da média para a época do ano o que preocupa as questões relacionadas ao cultivo do arroz.

É importante ressaltar que Arroio Grande possui aproximadamente de 42 mil hectares de arroz plantadas, logo o clima passa a ser uma preocupação constante para os produtores.

Ronier destaca a importância do produtor se profissionalizar no sentido de gerenciar a produção, destacando que o IRGA tem trabalhado constantemente com roteiros técnicos e palestras buscando levar informações aos produtores. 

Galeria da Notícia