Recadastramento Biométrico: Baixa procura por eleitores preocupa o Cartório Eleitoral de Arroio Grande

12/09/2017 Fonte:Texto: Rafael Viana - RD / Foto: Richer Cunha - RD

Grande é a preocupação em relação a baixa procura para a realização do recadastramento biométrico em Arroio Grande, com prazo estipulado até o dia 13 de dezembro, o Cartório Eleitoral ainda registra números considerados baixos. Com 15.989 eleitores, apenas 6.117 correspondentes a 38,3% regularizaram a situação para poder exercer o voto nas próximas eleições. 

Guilherme Cavagnoli - Chefe do Cartório Eleitoral, ressalta a importância de as pessoas procurarem o quanto antes, já que o processo é rápido e não acarreta complicações, demorando em média 10 minutos a efetivação do cadastro. Desde outubro de 2015 todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados. 

A principal dúvida dos eleitores diz a respeito aos documentos necessários para a realização do procedimento. Documentos necessários: Documento oficial de identificação que contenha foto (Ex.: RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar); Comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, 3 meses), - em nome do eleitor; - em nome de um parente (o eleitor deve comprovar o parentesco); Se for o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos); Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.). 

Quem desejar agendar o recadastramento, pode fazer via site do TRE-RS e para atender melhor ao público que tem problemas de tempo, o Cartório Eleitoral realizará plantões especiais nos dias 30/09 e 01/10, dias 11/11 e 12/11 e 02/12 e 03/12 das 12h às 18h. Diariamente o Cartório Eleitoral atende das 11h às 18h. 

Galeria da Notícia