Programação da Fenadoce Cultural é atração da 25ª Fenadoce para o feriado

15/06/2017 Fonte:Assessoria de Imprensa/Fenadoce 2017

O feriado desta quinta-feira, 15, na 25ª Feira Nacional do Doce, que acontece até 18 de junho em Pelotas/RS, promete uma programação artística e cultural movimentada. Além de música e dança, a Fenadoce Cultural abrirá espaço para as tradições gaúchas na Estância Princesa do Sul. No III Festival de Gastronomia a atração será a aula show do Senac/Pelotas, oferecida gratuitamente. Nesta quarta, 14, a acessibilidade ganhou destaque na feira com o lançamento do Guia Turístico em Braile e do Roteiro Acessível da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET).
 
Criado em parceria com o curso superior em Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, o guia e o roteiro lançados durante a feira são voltados às pessoas que apresentem alguma deficiência física. A partir de uma pesquisa com mais de 70 empreendimentos de Pelotas, foram analisados quesitos de acessibilidade, como a presença de rampas nos locais, banheiros e portas adaptados, profissionais treinados para atender deficientes, menu em braile, entre outros.
 
As informações obtidas foram reunidas em um guia turístico de Pelotas em braile e também no Roteiro Acessível criado no aplicativo Pelotas Tem, da SDET. O lançamento aconteceu no estande da prefeitura e foi comemorado pelo presidente da Associação Escolar Louis Braille, Dilmar Cunha. "O braile dá disponibilidade para que qualquer trabalho seja acessível, gostaríamos que ações assim tivessem mais divulgação para termos ainda mais acesso", salientou. Os guias serão disponibilizados nos centros de Atenção ao Turista (Mercado Central, Rodoviária e Laranjal), aeroporto e Museu da Baronesa.
 
Festival de Gastronomia
As aulas shows ministradas pelo Senac/Pelotas são a atração no III Festival de Gastronomia Fenadoce durante o feriado. Oferecidas gratuitamente aos visitantes da feira, as aulas são uma chance para aprender e acompanhar o preparo de pratos especiais com os professores dos cursos da área de gastronomia do Senac/Pelotas. Às 16h o tema será massas e molhos. Já às17h30min os visitantes poderão aprender sobre o preparo de risotos. As aulas acontecem no Mezanino Central do Centro de Eventos.
 
Programação
A programação da Fenadoce Cultural para o feriado está com opções para todos os gostos musicais e para os amantes da cultura gaúcha. As atividades iniciam às 11h30min, no palco principal da Praça de Alimentação, com apresentação do Grupo de Danças Beatriz Santos, seguida pelo Clã Luas de Isis - Tribal e Oriente, às 13h. Na Estância Princesa do Sul, às 14h30min, apresenta-se o CTG Rincão da Fronteira. Logo em seguida é a vez do Grupo Tradição Tchê animar os visitantes da feira, às 16h. As apresentações seguem às 18h30min com Saladril, 20h com Priscila Olave e encerram às 21h30min com o CTG Carreteiros do Sul.
 
No palco central da Praça de Alimentação a música toma conta do espaço a partir das 14h30min com apresentações do Grupo Telefone, Vagner Moura e Banda, Paola Kirst, Banda The Bennettons, Rota 70 e ainda Taty e Fábio. No Palco da Cidade do Doce a música inicia às 15h com shows de Dois, Betinho Duo, Sond?Alma Trio, Taty e Fábio Eletroacústico e RS Jazz Trio.
O projeto Fenadoce Cultural da 25ª Fenadoce é financiado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, sendo viabilizado pelo Pró-cultura RS LIC, Lei nº 13.490/10, com patrocínio da Fonte da Ilha - Água Mineral Natural.
 
Evento
A Fenadoce 2017 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com patrocínio do Sicredi, Gelei, Governo do Estado do RS e Banrisul. A feira tem apoio da Caixa Econômica Federal, Deltasul, Net/Claro, Ecosul e Farmácia São João. O apoio institucional é da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Galeria da Notícia